google analytics

domingo, 25 de julho de 2010

Cingapura

Quando circulamos pelas ruas de Cingapura, não da para imaginar o porque não ouvimos nada sobre este pais (cidade-estado, exatamente como Monaco e Vaticano) ai no Brasil. Mas o fato e que aqui pela Asia e uma das principais capitais, assim como Beijing, Shangai e Tokyo.

É uma ilha pequena, de 700 km² (do tamanho da cidade de Salvador), com uma população de 5 milhões de habitantes (2a maior concentração do mundo). A moeda local e Singapore Dollar (S$) e a relação entre as moedas que conhecemos é: US$ 1,00 = S$ 1,37 = R$ 1,75 e suas notas são semelhantes ao Euro, com tamanhos diferentes para cada valor. Uma curiosade: as notas tem pouquíssimo uso por aqui uma vez que tudo, absolutamente tudo aceita cartão de débito/crédito. Com isso, as notas são novas e limpas, onde quer que você receba-as.
O pais tem 4 linguas oficiais: inglês, mandarim, indiano e malaio. O ingles é a mais utilizada tanto nas ruas quanto em comunicações governamentais, mas as placas de ruas estão nos 4 idiomas: imaginem o tamanho dessas placas…

Esse ingles falado pelos jovens e pelo núcleo financeiro/corporativo/academico é absoltamente adequado aos padrões britânicos ou americanos, agora, tanto as pessoas mais idosas quanto nos taxis, lojas mais simples, fast-foods, etc só se ouve o Singlish, um inglês com sotaque carregadíssimo (seja chinês, indiano, malaio, filipino..), com algumas gírias nessas quarto linguas. Eu particularmente ainda estou me adaptando, o desafio não é só entender todos, mas também se fazer ser entendido.
O fuso-horario daqui é outro desafio: +11 horas. Dormir e comer já não fica tão natural, pois só temos fome às 15:00 e não temos sono até as 02:00, sem contar as pescadas no metro e o sono durante a tarde. Mas cada dia que passa vai ficando mais fácil.
Enfim, este o primeiro de uma serie de posts sobre o Leste Asiatico, região que escolhemos para passar um tempo estudando e conhecendo culturas literamente diametralmente opostas a nossa.

Um comentário: