google analytics

sábado, 14 de agosto de 2010

A cidade do futuro

Depois de Xi’an veio a grande surpresa da viagem...Qual é a idéia que vocês tem sobre Shangai? Não tínhamos grandes expectativas, imaginávamos uma Chinatown em escala colossal, caótica e palco de vários filmes do Jackie Chan......pura ignorância.



Certamente Shanghai esta entre os centros urbanos mais bonitos do mundo. Construções ultra-modernas, ruas novas, limpas e largas, incontáveis viadutos, infra-estrutura de primeiro-mundo, praças, parques enormes cheios de arvores e templos. Prédios que figuram entre os mais altos do mundo, ótimos restaurantes, lojas gigantes (no mais estilo americano “Mega-Store”) da Ferrari, Louis Vitton, Prada, Cartier, Giorgio Armani e por ai vai. Fomos até surpreendidos por um show ao vivo de jazz numa praça local, sendo apreciado por centenas de chineses....(Organização? Comida excelente? Limpeza? Jazz? Certamente nada disso estava dentro das nossas expectativas...).



Os chineses de todo o pais dizem: “se você quiser conhecer a história e o passado da China, vá para Xi’an; se quiser conhecer o presente, vá para Beijing; agora, se quiser conhecer o futuro deste pais, visite Shanghai”... Todos falam isso cheios de orgulho e certos de não há nada igual no mundo a Shanghai... e neste ponto nós concordamos, considerando as metrópoles que conhecemos até hoje, não há nada igual.
Tem até um trem magnético que coloca o trem bala japonês no chinelo, chegando a 431 km/h (os vizinhos do Japão chegam a 300 km/h).


Enquanto os chineses usam o trem no seu dia-a-dia, vimos centenas de turistas curtindo o trem como se fosse uma atração de parque de diversões.
Shanghai está sediando a World Expo 2010, um feira que ocorre de tempos em tempos na qual vários países montam stands enormes (não pensem em stand do Salão de Automóveis do Anhembi, cada stand é um prédio) para mostrar sua cultura, suas características, pontos turísticos e por ai vai. Tudo isso numa área interligadas por ruas, inclusive com uma rede de ônibus para levar de um “pais” a outro...coisa de outro mundo...Segundo os guias locais, a cidade esta mais cheia e mais cara que o normal devido a essa feira, que dura 6 meses. Esta edição da feira conta com 190 países e ocupa 5 km² (só para se ter uma idéia, o Parque Ibirapuera ocupa 1,5 km²....). A feira recebe em torno de 350 mil visitantes por dia. Nós infelizmente não conseguimos visitar o evento pois estava impossível conseguir ingressos (filas de 3 horas somente para comprá-los).

Nenhum comentário:

Postar um comentário