google analytics

domingo, 7 de novembro de 2010

Tailândia, Ko Phi Phi: a água mais azul já vista

Diferente do que imaginávamos, a Tailandia é um país que "até que" vai bem. É a segunda maior economia do sudeste asiático (só fica atrás da Indonésia) e cresce seus 4-6% ao ano. Também achei que esse país fosse mais um daqueles de centenas de milhões de pessoas, mas não...tem uma população de 66 milhões...bem mais administrável...
Outro fato curioso para nós que fomos colonizados por um país que é menor que o Estado de Recife, é que a Tailândia não foi colonizada por ninguém...sem graça...acho que ninguém viu nada de interessante por lá.  Lá também a Dilma não teria muita sorte... indice de analfabetismo é baixissimo.
Este dado é chocante: há alguns anos, estima-se que a prostituição chegou a ser responsável por 3% do PIB do país.....dá para acreditar?

Ok, agora chega deste "Tailândia por Tailândia" de Maria Gabriela e vamos ao que interessa: 

Visitamos Phuket e Ko Phi Phi, uma região no sul da Tailandia conhecida por belas praias, que por sinal são repletas de europeus, australianos e chineses. Depois de um final de semana nesta região, eu voltei para as aulas em Cingapura e a Le continuou a jornada com umas amigas pelo Norte do pais: visitaram Chiang Mai e Chiang Rai. De la ela deu um pulinho no Golden Triangle (fronteira entre Tailandia, Laos e Myamar). No próximo post ela contará suas peripécias. Deixamos Bangkok para o último final de semana de novembro.


Phuket serviu apenas de base para aterrisarmos e embarcarmos para Phi Phi. Esta ilha, além de ter sido palco para aquele filme maluco A Praia, foi uma das regiões mais afetadas pelo tsunami de 2004. Para ser mais sádico e preciso, o hotel que ficamos (Phi Phi Beach Resort) foi em grande parte destruido pela onda gigante. Além das várias mortes que ocorreram no hotel, os caras ainda tiveram que reconstruir quase tudo. Vejam nesta animação como a Tailândia foi bem afetada.



Momentos trágicos a parte, o lugar é especular. As pessoas são muito solicitas, é tudo muito barato, mas a  infra-estrutura e o profissionalismo ficam muito distantes de qualquer padrão. Isso, é claro, deixa a viagem um pouco mais "roots" e até mais gostosa.



Esta era a vista do nosso quarto

A tentativa de pedir uma foto com a pequena máquina

Esse showzinho foi quase um "Pocket-Show off-Broadway" na praia do hotel....  



Curioso.....uma placa medonha infomando a "Rota de Evacuação" em caso de Tsunami....
Invejem minha cor morena de praia.


Essa é a tal da praia do filme "A Praia", chamada Phi Phi Leh. No filme, eles fecharam a praia com "mais morrinhos". Comparem as 2 fotos abaixo, uma do filme, outra nossa.




Dado o dinheiro que Leonardo DiCaprio fez com o filme e ao estrago que o tsunami fez na região, o ex-da-Gisele-Bunchen fez uma doação gigante para ajudar os locais a reconstruirem os vilarejos e hotéis 










momento memorável....no meio do nada, perto de lugar nenhum, ouvimos "Chorando se foi, quem um dia só me fez chorar..." 

2 comentários:

  1. Lê e Gu,
    As Fotos estão lindas!!!!!!
    Lelê vc tá ficando cada vez mais maginha, linda linda linda.......... acho que voi ai encontrar vcs! Rsrsrsrsrsrsrs
    Muita Muita Muita Saudades.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Tá bronzeado hein Bug, sudeste asiático está fazendo bem para vc.....

    ResponderExcluir